Inscrições Abertas

Inscrições Abertas
Apriveite o primeiro Lote

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Estudo de Caso- Usando a EOCA e a Caixa Lúdica

Estudo de caso: Usando EOCA e CAIXA LUDICA

Avaliação realizada em 2013 pela psicopedagoga Jossandra Barbosa.O nome da criança foi alterado para preserva sua identidade.

Não sai sem deixar um comentáriozinho!!
Luiza tem 10 anos, faz o quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública. Foi encaminhada para a avaliação psicopedagógica por apresentar dificuldades na leitura, na escrita e nas operações matemática e por possuir um rendimento acadêmico insuficiente para sua aprovação. A queixa principal da escola foi a não aprendizagem de Luiza. A queixa da mãe foi o nível da escola e greves. O objetivo da consulta avaliar Luiza e ver se a mesma tem capacidade de ir para uma escola particular. (objetivo da mãe)
A sessão de Eoca e a hora do jogo foram realizadas separadamente, mas serão aqui interpretadas em conjunto para uma avaliação completa dos resultados atingidos com esta avaliação.
A partir das informações coletadas com os instrumentos de avaliação psicopedagógica e das observações tidas durante as sessões chegamos a seguinte síntese diagnóstica a respeito de Luiza.

      a)    ASPECTOS COGNITIVOS
ü  Luiza apresentou uma Estrutura do pensamento bem organizada, mostrando inciativa, criatividade, organização e disposição para realizar todas as atividades. Planejou suas criações, executou e realizou com perfeição e entusiasmos durante os testes da Hora do Jogo e Eoca.
ü  Mostrou ter domínio de todas as atividades propostas com atenção e antecipação dos resultados.
ü  Sua Modalidade de aprendizagem é predominante hipoacomodativa;
ü  Sua capacidade de antecipação seqüência lógica foram observados em vários momentos dos testes e satisfatoriamente respondidos; e
ü  Luiza não apresentou dificuldades de concentração e memorização.
ü   
      B)   ASPECTOS PEDAGÓGICOS
ü  Luiza encontrou dificuldades de leitura, com troca e omissão de letras durante a leitura,  demonstrou o não conhecimento de sílabas complexas e dígrafos, em especial os dígrafos nh,ch e lh.
ü  Seus desenhos apresentaram resultados excelentes. A coordenação motora fina apresenta bons resultados,  a letra é legível e organizada. O traçado das letras e desenhos é firme e contínuo. Os desenhos são bem criativos, pintados dentro da área limitada e bem articulados;

       B)   ASPECTOS AFETIVOS-SOCIAIS
a)    Durante a EOCA(Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem e na Entrevista com o sujeito) :
ü  a criança revelou aspectos de conflitos familiares. Mostrando ressentimentos por acontecimentos passados e insatisfação com situações presentes.
ü  Também foram revelados que os vínculos com o objeto do conhecimento está quebrado, se negando a fazer atividades relacionadas diretamente com a aprendizagem.
b)    Durante a “hora do jogo” :
ü  A criança teve iniciativa para realizar a atividade, mas se limitou a brincar com os objetos do kit casinha em miniaturas e com as bonecas, explorou a caixa por diversas vezes, voltando sempre para a mesma brincadeira; Não se arriscou em novas atividades mostrando recusa a desafios e propostas e total rejeição aos materiais didáticos da caixa.
ü  Durante o ato de brincar a criança revelou que possui uma estrutura familiar composta por Mãe, Pai e irmã que vive num mesmo núcleo familiar mostrando quebra de vínculo afetivo inesperado com a mãe que podem ter ocasionado recalques e frustrações em relação a sua maturidade, negando seu crescimento e evolução como indivíduo.
ü  A criança tem dificuldades de aceitação de regras e limites, entretanto entende a necessidade delas existirem. Reage com agressividade quando contrariada, mostrando instabilidade emocional e descontrole quando não é atendida.
ü  Luiza apresenta excelente articulação da linguagem, sabe se expressar e tem atitudes de liderança e autonomia;
ü   
       C)   ASPECTOS CORPORAIS E SENSORIAIS
ü  Não houve presença de nenhuma anormalidade sensorial que afete a aprendizagem (visão e audição);
ü  Não há alteração na linguagem falada ou corporal ,apresentando fluência na fala.
ü  Desenvolvimento psicomotor satisfatório para a idade cronológica de Luiza, brinca, pula, agacha, corre, anda, levanta e abaixa braços, ou seja, faz todos os movimentos psicomotores com precisão.

  SÍNTESE DOS RESULTADOS DA EOCA E HORA DO JOGO
            Diante das análises dos testes, entrevistas e atividades propostos nas sessões concluímos que Luiza demonstra que a criança apresenta DIFICULDADES de aprendizagem com relação a LEITURA e conseqüentemente, a escrita por questões emocionais e vinculares entre o sujeito da aprendizagem e o objeto do conhecimento podendo ser um transtorno de aprendizagem especifico da leitura e da escrita, como a dislexia e entendemos que há a necessidade da continuidade da avaliação Psicopedagógica com testes específicos para dislexia e as provas operatórias para avaliar o nível cognitivo de Luiza e comprovar a presença de um transtorno.
Não colocarei aqui conclusões, nem prognóstico e orientações porque não citarei todas as provas de avaliação feita com a criança. Posteriormente poderei fazer uma postagem com todas as etapas deste caso e sua conclusão.
As informações contidas neste caso são verdadeiras e só podem ser usado para Estudos científicos.




[1] Função semiótica é função responsável pela internalização de significantes e significados. ( Chamat, 2004, pag.99). Capacidade que o indivíduo tem de gerar imagens mentais de objetos ou ações.( GLOSSÁRIO DE TERMOS PIAGETIANOS).

Obrigado pela sua visita em nosso blog.Continue lendo nossas postagens

11 comentários:

  1. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, claro que irei retribuir seguido também o seu blog. Minhas saudações.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Realmente, postagens maravilhosas e interessantes, sou Psicopedagoga e dá vontade de não sair mais daqui!!Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. saludos desde venezuela trabajo con posicopedagogia un abrazo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do estudo de caso e esclarecimento da EOCA.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jussara, suas postagens são bem relevantes, estou atuando em Equipe Especializada de Apoio a Aprendizagem no DF, estou nessa função esse ano e gostei muito da postagem sobre a EOCA, já vi seus videos e gostaria de mais informação sobre o preenchimento do quadro síntese da entrevista. seria possível? estou querendo aprofundar nesse assunto para melhor avaliar as crianças encaminhadas para esse serviço a fim de contribuir com o processo de investigação e intervenção das aprendizagens de nossas crianças com dificuldades.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jussara, suas postagens são bem relevantes, estou atuando em Equipe Especializada de Apoio a Aprendizagem no DF, estou nessa função esse ano e gostei muito da postagem sobre a EOCA, já vi seus videos e gostaria de mais informação sobre o preenchimento do quadro síntese da entrevista. seria possível? estou querendo aprofundar nesse assunto para melhor avaliar as crianças encaminhadas para esse serviço a fim de contribuir com o processo de investigação e intervenção das aprendizagens de nossas crianças com dificuldades.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jussara, suas postagens são bem relevantes, estou atuando em Equipe Especializada de Apoio a Aprendizagem no DF, estou nessa função esse ano e gostei muito da postagem sobre a EOCA, já vi seus videos e gostaria de mais informação sobre o preenchimento do quadro síntese da entrevista. seria possível? estou querendo aprofundar nesse assunto para melhor avaliar as crianças encaminhadas para esse serviço a fim de contribuir com o processo de investigação e intervenção das aprendizagens de nossas crianças com dificuldades.

    ResponderExcluir
  8. estou bastante satisfeita com o estudo de caso uma vez que em angola pouco ou nada se fala sobre o papel do psicopedagógico nas instituições de educação e não so gostei e quero ter mais conhecimento sobre os diagnosticos

    ResponderExcluir
  9. O seu blog tem me ajudado bastante. Estou terminando a pós em Psicopedagogia e vc nos passa o conteúdo de forma simples ,clara e objetiva. sou grata !
    Patrícia Costa - Saquarema - Rj

    ResponderExcluir

Para receber novidades deixe seu e-mail

OBRIGADO POR SUA VISITA AMIGO(A)!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
PARA BAIXAR LIVROS E APOSTILAS GRATIS CLIQUE AQUI