segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A contribuição da psicanálise no trabalho do psicopedagogo.

A contribuição da psicanálise no trabalho do psicopedagogo.


O trabalho do psicopedagogo independente do lugar e tempo exige multidisciplinaridade de conhecimentos. A psicanálise é umas destas áreas imprescindíveis e que faz toda a diferença.

As teorias psicanalíticas de pulsões, libido, desenvolvimento psico-sexual, mecanismos de defesa, ato falho, estrutura psíquica , transferência, contratransferência, dentre outras desenvolvida por Freud e seus seguidores estão presente no dia-a-dia de todas as sociedades.

O psicopedagogo, como terapeuta da aprendizagem, trabalha, constantemente as relações vinculares entre seus aprendentes, seus familiares, professores e entre ele mesmo e seus clientes. Desta forma conhecer profundamente os aspectos psicanalíticos do inconcientes destes sujeitos pode fazer toda a diferença durante o diagnóstico e o tratamentos de pessoas que de alguma forma não conseguem aprender.

A não aprendizagem exige do terapeuta a investigação da causa, esta pode estar escondida em reclaques e outros mecanismos de defesa que impedem o sujeito a negar suas próprias habilidades. Sua relação materna ou paterna podem surgir ao longo de sua vidas sintomas patológicos que podem ser confundidos com transtornos de aprendizagem e levados a hipóteses diagnósticas confusas e até mesmo errada.

Como instrumento de trabalho o psicopedagogo utiliza ferramentas como testes projetivos, caixa de areia, caixa lúdica , fantoches, família terapêutica ,desenho, teatro e outros que possuem função projetiva da qual é psicanalítica e exige do profissional técnica e conhecimento psicanalítico.

Desta forma unir a prática psicopedagógica aos conhecimentos psicanalíticos é uma estratégia de sucesso para a carreira dos profissionais da psicopedagogia, principalmente aqueles cuja sua formação de graduação são de outras áreas que nãos seja a psicologia.

CLIQUE NO VÍDEO ABAIXO E ASSISTA GRATUITAMENTE A AULA DE INTRODUÇÃO A PSICANÁLISE

VÍDEO AULA- TRANSFERÊNCIA E CONTRATRANSFERÊNCIA PSICANÁLITICA NA PSICOPEDAGOGIA



Conheça o curso " Formação Clínica " completa oferecida na modalidade presencial e EAD pelo Instituto Sinapses a Sociedade Fluminense de Psicanálise do Rio de Janeiro.

 CLIQUE AQUI AGORA

8 comentários:

  1. Olá achei muito bom o texto...bom, sou aluna do 4º ano de psicologia gostaria de saber se este texto encontra-se como artigo cientifico ou numa versão mais formal para fins didáticos que me sirva de suporte para trabalhos academicos, seria possivel?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jordana para citações use o link da postagem como referência. Hoje a ABNT já aceita as postagens da internet como referências bibliográficas.

      Excluir
  2. Sou psicopedagoga em formação, e já sou Psicanalista em consultório. O texto evidência o que eu tenho notado na clínica psicanalítica.

    ResponderExcluir
  3. Sou psicopedagoga em formação, e já sou Psicanalista em consultório. O texto evidência o que eu tenho notado na clínica psicanalítica.

    ResponderExcluir
  4. Como psicopedagoga, obsrvei que todas as vivências traz muitas influencias na vida das criancas. O tratamento psicoterapeutico tem oferecido uma melhora singular no acompanhamento e na melhoria da aprendizagem

    ResponderExcluir
  5. Como psicopedagoga, obsrvei que todas as vivências traz muitas influencias na vida das criancas. O tratamento psicoterapeutico tem oferecido uma melhora singular no acompanhamento e na melhoria da aprendizagem

    ResponderExcluir
  6. Jossandra fiquei pensando se ainda poderia me matricular para essa turma de setembro no o curso completo.

    ResponderExcluir

Para receber novidades deixe seu e-mail

OBRIGADO POR SUA VISITA AMIGO(A)!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
PARA BAIXAR LIVROS E APOSTILAS GRATIS CLIQUE AQUI