Inscrições Abertas

Inscrições Abertas
Apriveite o primeiro Lote

domingo, 14 de agosto de 2016

Como investir na minha qualificação profissional sem perder tempo e dinheiro?


Durante dois anos eu tive apenas 3 clientes. Desta forma para manter meu pequeno espaço psicopedagógico eu trabalhava em mais dois empregos, dava aulas em uma escola municipal três dias por semana em seis turmas de sexto ano com a disciplina de história, e trabalhava num consultório odontológico de segunda a sexta feira das 13:00 as 18:00. Pouca gente sabe disso, mas durante dez anos fui atendente de consultório limpando material odontológico e auxiliando diversos dentistas, trabalhei no PSF com visita domiciliares (Inclusive adquire hanseníase em 2005 e fiz o tratamento e fiquei curada, na época sofri muito meu filho era um bebe e eu ainda amamentava, fiquei verde igual o Huk dos quadrinhos devido a medicação, passava mal, mas valeu a pena fiquei totalmente curada e sem sequelas).
Mas durante muito tempo para continuar lutando pelo meu sonho em ser psicopedagoga eu trabalhei horas na escola e no hospital, e nos intervalos e a noite corria para meu espaço para realizar os poucos atendimentos que tinha. Subloquei para amigos que aos poucos também desistiram e eu passei a segurar aluguel, água , luz, IPTU, material de limpeza, internet, telefone, secretaria, tudo sozinha.
Mas o que tudo isto tem a ver com o nosso tema de hoje? Quem acompanha a nossa história sabe que tenho um consultório todo novo (montando em menos de um ano) e uma agenda lotada com lista de espera. Sai do pequeno espaço e aluguei um prédio com 14 salas, sai dos dois empregos e mudei totalmente de vida e sem fazer empréstimos ou nenhum outro tipo de dívida.
Você deve se perguntar como assim? Como você fez isso da noite para o dia?
Na verdade não foi da noite para o dia, mas sim todas as noites e todos os dias. Ao longo dos últimos cinco anos trabalhei para que tudo isto acontecesse mas somente no ultimo ano (2015 a 2016) as coisas realmente começaram a dar resultado, fruto de PERSISTENCIA, CRIATIVIDADE E TALENTO.
Você não precisa ter muito dinheiro par investir em sua carreira mas sim saber usar o que você já tem é multiplicá-looooooooooxxxx000,000,00

Vamos às dicas de hoje:

  • Se sua meta é ter o seu próprio negócio não faça dívidas em longo prazo. Como comprar imóvel, carros, gastos com cartão de crédito ( até hoje eu só tenho 2 cartões de crédito). Procure pagar suas contas em dias, gaste apenas com coisas necessárias. Se você deixar de gastar 600,00 numa calça já poderá usar este valor em mais de 10.000 panfletos divulgando seu serviço.
  • Não veja nenhum gasto com divulgação como desnecessário ou que poderia ser feito depois pq agora você trocar de celular, comprar um perfume que custa de 150,00 a 300,00. Use um perfume mais barato e utilize o dinheiro que sobrou para fazer um milheiro de cartão de visita e entregue não interessa a quem e onde apenas entregue.
  • Faça capacitações. O máximo possível. Presenciais ou a distância. Sucesso não vem sem esforço, conhecimento não vem sem estudo.
  • Compre Livros e Leia.
  • Use as redes sócias da forma correta para alavancar sua network VEJA COMO FAZER ISTO CLICANDO AQUI.
  • LEMBRE-SE É DANDO QUE SE RECEBE. Faça palestras voluntárias,  visite ONGs,  além de que isto vai te trazer prática e material para pesquisas.
  • Foque na sua carreira e não na dos outros. Nosso psiquismo encontra inúmeros mecanismos de defesa que nos levam a patologias psíquicas cujo sintomas são raiva, stress, desejo de morte, dentre outros tenha cuidado. Olhe para você. Não pense como fulano A ou B conseguiu e você não conseguiu. Pense o que você está fazendo para que VOCÊ CONSIGA RESULTADOS.
  • Valorize o trabalho dos outros. Não acredite que o seu é melhor ou mais importante. O seu é mais um entre tantos e que assim como milhares pode ser um destaque mas não foque em ser o melhor, porque quando a meta é ser o melhor o nível de exigência se torna muito alto e os risco de frustração também. Deseje ser o melhor de você mesmo e não dos outros.
  • Sinta-se feliz fazendo seu trabalho. Sempre que converso com alguém os escuta dizer que transbordo a paixão que tenho pela educação e pela psicopedagogia. Isto faz com que tudo que eu faça seja com dedicação e amor. Assim me realizo e atinjo as minhas perspectivas e não dos outros.
  • Não tenha limites para sua criatividade. Por mais que alguém diga que não é possível. Acredite, vá , faça o mínimo que pode acontecer é você tirar desta situação uma nova aprendizagem do que  poderá fazer melhor da próxima vez.
  • Acredite na sua capacidade. Se você não acreditar em você ninguém mais fará isso. Mesmo que digam o contrário. Se você ainda não é a pessoa que deseja então a imagine, sonhe com ela, acredite que você é ela.

Certa vez me vi sentanda numa parada de ônibus com chinelos velhos e surrados e uma bolsa meio rasgadas num calor de 40º graus, cansada, com fome depois de uma manha de aula entre gritos ensurdecedores fiquei olhando a minha imagem num balcão de um pequena mercearia que brilhava a minha frente. Vi uma mulher feia, velha aos trinta anos, cansada, doente, depressiva, acima do peso, zangada por estar a mais de 40 minutos esperando um ônibus que quando chegou veio lotado. A minha imagem refletida ficará na minha cabeça e eu não consegui para de me perguntar se eu era pessoa do meu sonho. Eu não chegava nem perto do que eu queria ser. Mas eu era inteligente, responsável, boa mãe, esposa, temente a Deus, boa professora, o que estava faltando?
A resposta me veio aos poucos. Entendi que eu não tinha FOCO. Não acredita em mim mesmo e me magoava com meus constantes fracasos. Magoava-me com que as pessoas faziam e diziam comigo, me magoava por me olhar no espelho e não gostar da minha aparência, do meu tamanho, de onde eu morava, de quem eu era. Tudo isto não deixa eu ver que eu nãoprecisa ser outra pessoa, nem morar em nenhum outro lugar, nem ter outro marido, nem emprego, NEM GANHAR NA LOTERIA. Só precisa ACREDITAR nos meus sonhos, mas acreditar de verdade, sem medo.
E assim não mudei as pessoas que estavam ao meu redor, elas continuaram cheias de defeitos, mas eu me redescobri na verdade acho que pela primeira vez SEI QUEM EU SOU e SEI O QUE EU QUERO.
Às vezes fico rindo sozinha e comigo mesmo. Tenho secretárias, três whatsapp de contatos, cinco sites, duas empresas , em dois anos já foram mais de 8 estados diferentes e 12 cidades visitadas, dezenas de fotos , centenas de mensagens, email, uma edição quase esgotada do primeiro livro e dois milhões de acesso no site do grupo psicopedagogiando. Sem falar em minha assessora de comunicação digital , assessoria de comunicação, diretoria do sindicato por todo o país, polos de nossos cursos em varias cidades , uma loja virtual e continua sendo a mesma pessoa, no mesmo bairro, na mesma cidade, com o mesmo casamento mas nada mais do mesmo jeito.
Não tenho dívidas, nem empréstimos mas minhas empresas crescem a cada dia porque além de ser criativa, empreendedora não tenho MEDO DE SER EU MESMA, acredito , realizo e compartilho com os outros. Não penso no julgamento, na crítica e muito menos nos que não gostam de mim ou não concordam com o que eu faço. Vivo um dia de cada vez. E vivo isto intensamente. Porque cada instante que eu respiro é importante. Hoje faço tudo mais intensidade. E tenho certeza de que não permitirei que ninguém faça de mim uma pessoa infeliz. Porque eu sou feliz. Só subo um degrau de cada vez. Com dos dois pés , um após o outro para que garantir que estou no caminho certo.

20 comentários:

  1. Que história linda e apaixonei e levo comigo cada palavra pois acredito no meu sonho também.Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos a você também querida, e acredite sempre porque tudo é possível quando realmente queremos.

      Excluir
  2. Que história linda e apaixonei e levo comigo cada palavra pois acredito no meu sonho também.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Vc nos motiva a cada dia, nos nutre e serve de inspiração, motivação e incentivo para não desistir da nossa caminhada. Aprendendo muito e sempre com vc. Parabéns nossa guerreira!!

    ResponderExcluir
  4. Vc nos motiva a cada dia, nos nutre e serve de inspiração, motivação e incentivo para não desistir da nossa caminhada. Aprendendo muito e sempre com vc. Parabéns nossa guerreira!!

    ResponderExcluir
  5. Sua história nos mostra que é possível.. aprendendo muito com vc... grata por compartilhar sua experiência,pois isso nos motiva e nos faz crescer.
    Parabéns por tudo que vc é!!!!!!
    Grata sempre!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita e por seu comentário. Fico imensamente feliz por saber que contribuo com você de alguma forma.

      Excluir
  6. Jossandra, seus texto me fortaleceu. Estou terminando minha pós graduação em psicopedagogia, sou professora e quero mudar muitas coisas na minha vida. Estou me separando, depois de 34 anos de casada e mesmo neste momento tão difícil preciso ser forte e não deixar a peteca cair. Obrigada por suas palavras. Muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber de alguma forma minhas experiências possam transmitir coragem para você. Vá em frente, a vitória é certa quando realmente desejamos e lutamos para conquistá-la.

      Excluir
  7. Que linda história. Muito obrigada por dividir seus conhecimentos e sua experiência, pois nos motiva muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada querida , volte sempre que quiser.Sempre temos novos depoimentos.

      Excluir
  8. cada vez que entro no seu site... é uma aprendizado... ahhh muita coisa pra fazer e ler e aprender... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. ESTAVA EU INICIANDO MEU CANVRA, JUNTO COM MINHA FILHA. FUI PESQUISA NO GOOGLE E BAIXEI ESSE DEPOIMENTO. AMEI ME VI....E PENSEI. ESTAI UM AVISO.... OBRIGADA PELAS PELA MOTIVAÇAO. VOU APOSTAR....SEGUIREI EM FRENTE.

    ResponderExcluir
  10. NOSSA !!! QUE EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO E AMOR PELO QUE FAZ! QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA!PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Uma lição de vida e de coragem.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do seu texto, um aprendizado pra nós iniciantes desse trabalho de psicopedagogia. Nos incentiva a irmos em frente, sabendo q muitos são os obstáculos mas eles fazem parte do caminho, e a persistência deve ser maior.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu texto e da sua lição de vida. Sou uma iniciantes na Psicopedagogia e admirei muito seu desempenho.

    ResponderExcluir

Para receber novidades deixe seu e-mail

OBRIGADO POR SUA VISITA AMIGO(A)!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
PARA BAIXAR LIVROS E APOSTILAS GRATIS CLIQUE AQUI